Algumas dicas/truques que irão melhorar sua experiência com o Dropbox!

Dentre os diversos serviços de hospedagem de arquivos em nuvem um dos mais famosos deles é o Dropbox, mas a verdade é que nem todo mund...



Dentre os diversos serviços de hospedagem de arquivos em nuvem um dos mais famosos deles é o Dropbox, mas a verdade é que nem todo mundo sabe de alguns truques que o serviço pode nos oferecer. Hoje o Lírios Ao Mar mostra para vocês alguns deles:

1 – Recuperando arquivos excluídos.
Sim, isso é possível!  E já me salvou muitas vezes por apertar o delete com uma seleção errada. Para recuperar um arquivo que você veio a excluir seja lá pelo motivo que for, basta acessar o aplicativo pelo navegador. Assim que estiverem na home, basta observar o menu no canto superior direito onde há uma figura de uma lixeira.

Ao clicar na mesma ela aparecerá aberta, e uma lista de arquivos excluídos será mostrada.
Depois disso é só selecionar o arquivo e clicar em restaurar que ele voltará normalmente para sua pasta no Dropbox.

Terminado a edição é só clicar na lixeira de novo para “fechá-la” ou fechar o navegador.
Vale lembrar, contudo, que essa função só vale para arquivos excluídos nos últimos 30 dias, já que a função se limpa periodicamente.

2- Versões anteriores de um mesmo arquivo.
Seguindo o mesmo padrão da dica anterior, essa valerá também por 30 dias. Sendo uma ferramenta bem útil principalmente se você escreve, ou tem muitos arquivos em texto seja para qual for o fim.
Para acessar uma versão antiga de um arquivo basta clicar nele com o botão direito do mouse, acessar Histórico de versões.


A janela seguinte mostrará as versões com alterações nos últimos 30 dias, no meu caso apenas mais uma além da atual. Caso quiser restaurá-la é só clicar no botão restaurar.

3 – Taxa de download/upload ilimitada.
Não sei se já aconteceu com vocês, mas tem vezes em que terminamos um trabalho enorme, ou queremos mandar algum vídeo para um amigo e a taxa de upload do Dropbox não ajuda. Pois posso te contar que até para isso tem solução.
Para ativar a opção de upload ilimitado você só precisa clicar com o botão direito do mouse no ícone DropBox na sua barra de ferramentas e selecionar a opção Preferências (preferences).


Na caixa que abrir clique na aba Largura de Banda (Bandwidth), nela terão as opções de dowload e upload, assim se alguma delas estiver limitada basta clicar em “Sem Limite” (Don’t Limit” e em seguida em “Ok”. 

4- Sincronização Seletiva.
Se você usa mais de um computador, ou se tem o app no celular, ou simplesmente não quer baixar tudo que tem hospedado no dispositivo essa também será uma das suas opções favoritas.
Para escolher o que quer sincronizar basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do DropBox da barra de ferramentas, selecionar Preferências.
Dessa vez na janela que abrir você selecionará a aba “Avançado”, depois clique no botão “Sincronização seletiva”.

Uma nova caixa/janela se abrirá, e irá carregar a lista de pastas e arquivos disponíveis na sua conta em nuvem. Nela, selecione os arquivos que quer sincronizar e deixe em branco a caixinha dos que não quer que sejam baixados para o pc. Feita todas as alterações é só clicar em “Atualizar” e então em “OK”, e pronto!



5 – Livrando a pasta principal da bagunça de pastas compartilhadas.
Essa pode parecer uma dica muito simples, mas até pouco tempo atrás eu não havia me ligado nela. Uma das coisas que me incomoda em ter várias pastas compartilhadas é que todas eram automaticamente geradas dentro da pasta Dropbox, ou seja, a pasta principal. Até então eu acreditava que se eu movesse a pasta para qualquer lugar a alteração seria sincronizada na conta da pessoa com quem eu compartilhava, daí as tais pastas poderiam bagunçar a outra conta.
Só que, a verdade é que isso não ocorre, se tomar alguns cuidados. Basta entrar na pasta principal e criar uma “pasta simples”, e nomeá-la do modo de sua preferência. “compartilhados comigo” ou nomeá-la com o nome da pessoa, por exemplo no meu caso, “By Thaila”, e então copiar todas as compartilhadas que estavam bagunçadas e colar dentro dela.



O Dropbox vai lhe mostram algumas mensagens como “você saiu da pasta X”, seguidos de “você entrou/foi adicionado à pasta X” e irá sincronizar tudo de novo. Enquanto isso na pasta da outra pessoa tudo ficará da mesma forma.

Bom, acho que por hoje é só. Se tiverem mais algumas dicas do uso de Dropbox podem deixar aqui nos comentários, e se acharem o tipo de post interessante também tenho algumas dicas de configurações do  µTorrent que aumentam a velocidade. Alguém se interessa?

You Might Also Like

11 comentários

  1. Amei as dicas, até porque na faculdade somos "obrigados" pelos professores a ter e eu detestava mexer nele, por achar complicado. kkk
    Muito útil seu post, amei!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do post
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. ja usei o dropbox, mas nao tenho boas lembranças, com essas dicas estou ate pensando em usar de novo. bjos!
    http://thaydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela partilha, eu por acaso não uso muito o dropbox, mas este teu post ajudou bastante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Adorei as dicas, afinal, sou muito leigo quando o assunto é mexer no dropbox.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que dicas ótimas! Eu não conhecia todas elas. Vou até add aos meus favoritos!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! Eu adoro o Dropbox, vai ajudar bastante haha
    Obrigada


    Beijos, www.aluadas.net

    ResponderExcluir
  8. Obrigada!!!
    Acredita que comecei agora a mexer no dropbox, porque estou limpando meu computador para backup. Veio em ótima hora esse post. Obrigadaaaa mesmo!!!

    www.papuff.com
    (Tá rolando sorteio no meu blog. xD)

    ResponderExcluir