Assassin’s Creed, uma opinião positiva sobre o filme.

Se você mora no Brasil deve estar estranhando essa pressuposta resenha um mês depois do lançamento do filme, que em muitos lugares está p...

Se você mora no Brasil deve estar estranhando essa pressuposta resenha um mês depois do lançamento do filme, que em muitos lugares está para sair de cartaz. O que acontece é que hoje (07/02) eu aproveitei para ver a adaptação de uma das minhas franquias favoritas de game (para não falar “a favorita”) de novo, dessa vez em 3D, e achei que seria de bom tom expressar minha opinião por aqui.

O ponto é que o filme de Assassin’s Creed (AC, para os íntimos) foi massacrado pela crítica internacional quando saiu, em dezembro, nos EUA e alguns outros países. O que na teoria levou uma galera a desanimar com o longa. Eu estive assim por alguns dias, até lançarem o último teaser e eu ter um infarto, e voltar a por as expectativas altas. Dessa forma, apesar do massacre critico, no fim das contas não dei tanta bola e lá fui assistir feliz da vida (afinal descartar a opinião de algumas das pessoas que acharam Batman s Superman um ótimo filme já devia ser uma premissa básica. *apanha*). E adivinhem? Nada de decepção!

Para aqueles que não tem a mínima ideia do que ‘tô falando, ‘tá aqui uma sinopse, e logo abaixo o trailer:

Assassins’s Creed. 2016/2017[br]. EUA. 116 minutos. Ação.
Callum [Call] Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos, e através de uma tecnologia revolucionária que desbloqueia as memórias genéticas (o animus) ele revive as memórias de Aguilar na Espanha do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades aprendidas pelas memórias de seu ancestral, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários. Sociedade rival que esteve, e ainda está, atrás de um artefato conhecido como “maçã do Éden”.


Assista também: Trailer 01 e Trailer 02

[Aviso o texto a seguir pode conter leves spoilers circunstanciais, 
mais sobre a forma do filme do que sobre a narrativa, 
nada que vai estragar grandes surpresas da trama]

No fim das contas, AC não se propõe a ser o melhor filme do mundo, tem algumas falhas, mas é sim um bom filme, e mais especificamente, é uma bela adaptação de games. Ouso dizer a melhor (das novas, mais ou menos de 2000 em diante) até agora. Um feito e tanto, já que adaptação de game vive no limbo.

Uma notícia que assustou muita gente é que o filme se passaria 70% no presente. Parece muito vindo de uma franquia em que a proposta e o foco do “amor” da fanbase é explorar as memórias genéticas do passado. Porém, a forma em que a trama se desenvolve deixa tudo tão bem equilibrado em relação à passado x presente que me senti extremamente confortável e mesmo animada pela forma com que tudo foi feito. As memórias passadas no animus em alguns momentos se alteram para a forma da máquina trabalhar no presente para simular e sincronizar as memórias. O que basicamente me fez querer testá-la, várias vezes. Palmas para quem teve a ideia de fazer não um divã-escâner-de-memória mas um simulador que se movimenta, e dá total noção da ação tão característica da jogatina. De agora em diante, nunca mais encararei uma dessincronizarão da mesma foram *riso nervoso* quem viu vai entender o “trauma”.

A trilha, ao contrário de toda preocupação por causa dos trailers com “composições atuais”, foi MUITO, muito mesmo, digna da franquia. Mesmo as músicas “cantadas” foram bem colocadas e sem exagero, enquanto que a trilha instrumental assinada por Jerd Kursal (que desde dias antes do lançamento já foi liberada no Spotify e outras plataformas) não encontra outro adjetivo se não “perfeita” para um filme de AC.

Outro ponto que me deixou em êxtase foram os fanservice que rolaram em alguns trailer (e mais um bocado, as vezes bem na cara, as vezes sutis) no filme. Parte do surto foi sim pela presença de cenas e movimentações que referenciavam momentos e personagens marcantes dos jogos, mas principalmente, pelo fato de que nenhum deles aparece em cena aleatoriamente como em outras produções por aí. São feitos com motivos, ligações, e boas cenas. Detalhes, assim como a preferência por cenas filmadas com pessoas reais ao invés de
computação gráfica (incluindo o maravilhoso salto da fé de 38 metros feito e filmado “de verdade”, que você pode conferir o off aqui) são um dos pontos altos do filme. O Parkour está foda pra caramba!

Além disso tudo temos a atuação de Fassbender, que dispensa comentários, mas mesmo assim vou discorrer só sobre uma coisa: ele passa muito bem as emoções do Call. O rosto dele na primeira cena, o temor, me deixaram fascinada. Para não falar da segunda iniciação. Se for ver o filme, olhe bem nos olhos dele nesse momento. Dá para captar uma mudança importante para a trama ocorrendo ali.

Nos pontos negativos temos também algumas atuações. Não achei o principal vilão/alvo tão bom nesse filme. Talvez, o tempo de tela tenha sido curto ou estejam guardando para a provável continuação, mas os Templários poderiam ser melhor explorados. Talvez para quem não venha dos jogos, entender a profundidade do embate ideológico assassinos x templários não seja tão fácil quanto para quem já tem essa bagagem, já que no filme me pareceu ligeiramente superficial demais. O filme FOI CURTO. Do tempo lá de cima, descontando os créditos, 1h30min é pouco para uma trama assim. Outro ponto que me incomodou foi a própria maçã. Eu queria ver aquela “belezinha” brilhando like a supernova e sendo usada como arma, bem ao estilo Desmond Altair/Ezio.

De resto eu fiquei com dúvidas, que espero serem respondidas na sequência (não confirmada, mas muito aguardada, pelamor!). A personalidade definitiva da Sophia e daquele Templário admirador de Assassinos, me deixaram debatendo por horas com meu irmão!

Ah! E sobre 2D x 3D, vale sim a pena apostar no 3D, mesmo sendo mais caro. Há toda uma beleza extra na fotografia do filme, ou mesmo na imersão no animus com essa versão do filme. By the way, preciso MUITO trocar a TV da sala por uma 3D por causa de obras como essa! SOS!

You Might Also Like

24 comentários

  1. Eu não vi em 3D, mas gostei muito e também sou um pouco suspeita pois gosto muito do actor! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca vi mas adorei a tua opinião
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Ezio, meu assassino fave <3 (O que causa um bullying mas ok)
      Quando assistir diz se gostou!

      Excluir
  4. Eu ainda não assisti o filme, mas quero muito assistir!
    Adorei seu blog, estou te seguindo <3 Bjs!

    https://blog-diamondheart.blogspot.com.br/ | Tem post novo! |

    ResponderExcluir
  5. Eu, também ainda não assisti a este filme, mas pelos cometário no post, parece ser muito bom, gosto muito de filmes, séries, mas estou um pouco sem tempo, mas com certeza pretendo dar uma pausa, e ai irei assistir alguns filmes.
    Beijinhos!!
    kellyrlopes2015.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante do filme também. Quando fui assistir, li muitas críticas mas não me deixei ser influenciada e no final, gostei muito.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho alguns problemas com criticas porque um certo número de filmes que eu amei foram massacrados. John Wick por exemplo. Numa dessa também prefiro arriscar, e ter uma surpresa boa

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Ainda não assistir, acredita?
    Mas pretendo, vi também muitas opiniões bem negativas sobre o filme, mas me mantenho ansioso e com grandes expectativas. Os trailers me deixaram fascinado com a fotografia e cenas de ação. Gostei do seu ponto de vista, acho que o meu também seguirá a mesma linha.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei um pouco preocupada quando saiu o primeiro trailer por causa da musica escolhida, já que a trilha dos jogos permeia bem a dinamica dos mesmo, mas no fim foi alarme falso. E as cenas de ação são bem aquilo mesmo pra melhor.

      Excluir
  8. Estou ansiosa para ver esse filme! Tenho mesmo que arranjar tempo para ver!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma lista de filmes que to precisando de tempo pra ver também, ta tudo corrido xD

      Excluir
  9. Olá... tudo bem???
    Bom não pretendo assistir o filme, na verdade não sou ligada em games, então nem fui ao cinema para assistir. Mas a sua resenha ficou maravilhosa... você citou bem os pontos positivos e negativos.... Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já to curiosa pra ver o filme, e todo filme sempre vai ter gente pra criticar e outros para elogiar né?!
    Beijos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou a verdade, mas fiquei meio desapontada com a critica porque levou muita gente a desanimar a ir ao cinema, principalmente nos EUA. Mas por bem o sucesso internacional foi maior e parece ter garantido o segundo filme!

      Excluir
  11. Ah, eu quero ver esse filme. Vi as críticas negativas, mas prefiro assistir e tirar minhas próprias conclusões, hehe.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma opinião, e acabei descobrindo uns bons filmes nessa xD

      Excluir