Torta Alemã com Rum

A Torta Alemã, cuja origem – assim como um monte de doces brasileiros que tem um gentílico - não tem relação alguma com a Alemanha, é uma da...

A Torta Alemã, cuja origem – assim como um monte de doces brasileiros que tem um gentílico - não tem relação alguma com a Alemanha, é uma das sobremesas favoritas de minha Mãe. Já postei aqui no blog minha primeira receita desse doce delicioso, e com o passar do tempo fui variando seu preparo. Sabem como é, eu gosto de inventar e experimentar coisas novas na cozinha, e não me lembro da última vez que consegui seguir cem por cento uma receita.
Esse ano, como já virou uma tradição fiz a receita no aniversário de dona Mara. Para variar, tentei uma modificaçãozinha dos ingredientes, numa versão com a tradicional bebida caribenha que deixou a torta com uma pegada de trufa de licor muito gostosa. Segue a receita:



INGREDIENTES

Creme:
- 500g de margarina sem sal em temperatura ambiente.
- 2 ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (é possível substituir por açúcar refinado, caso não encontre).
- 1 pacote (grande, aqueles que vem três) de bolacha biscoito maisena ou similar.

Brigadeiro de rum:
- 1 xícara de rum (ron) escuro/encorpado (usei o Montilla Carta Ouro).
- 2 Lata de leite condensado.
- 1 Colher de sobremesa de manteiga.
- 6 colheres de chocolate em pó 50%.

Opcional:
1 vidro de cereja batizado previamente com um pouco de rum ou licor. (Você tira um pouco da calda da cereja e completa com rum, deixando alguns dias na geladeira para que a bebida se impregne na fruta)

MODO DE PREPARO

DICA 1: A manteiga precisa necessariamente estar em temperatura ambiente. Assim, tire-a da geladeira algumas horas antes do uso.

DICA 2: Para tirar o soro do creme de leite ele deve ficar 20 min no freezer, de cabeça para baixo. Outra opção é deixa-lo, pelo menos, de um dia para outro na geladeira. Eu tenho comprado e já armazenado ele por lá, assim quando resolvo fazer a torta tenho creme de leite pronto para ter o soro retirado. Quando retirar do freezer/geladeira faça dois furos na parte de cima, um mais longo, outro mais curto, deixe escorrer.

Comece o preparo pelo brigadeiro/ganache.
Coloque todos os ingredientes, exceto o rum, na panela. Mecha até se misturarem e leve ao fogo, deixando que se aproxime do ponto de brigadeiro mole. Coloque o rum, e deixe encorpar cozinhar por mais alguns minutos, ele logo chegará novamente ao ponto de brigadeiro de colher.
Reserve, e deixe esfriar completamente.
P.S. se quiser que o rum fique menos aparente pode coloca-lo no começo do preparo.

Variação: Ganache de chocolate com rum.
Ao invés do brigadeiro você pode preparar uma ganache com chocolate derretido.
Em banho-Maria, sem deixar que a tigela entre em contato com água, coloque duas barras de hershey's meio amargo (elas pesam cerca de 130g, caso queira substituir) picadas ou quebradas em pedaços bem pequenos, e misture até que derretam. Caso não encontre chocolate meio amargo por ai, nessa hora você adiciona de uma a duas colheres de cacau em pó. Depois, junte ½ xícara de rum, e misture bem. Desligue o fogo e acrescente um caixa de creme de leite, misturando até homogeneizar. Reserve a ganache, assim ela terá tempo de esfriar.


Creme:
Coloque na batedeira a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar. Bata até obter um creme bem fofo e liso. Você vai notar o ponto quando a cor dele mudar de amarelo para branco e as “pelotinhas” de açúcar desaparecem. Se a sua batedeira não for orbital/planetária vá girando o bowl e tirando o creme que se acumula na beirada com a espátula.
Quando o creme tiver chegado ao ponto acrescente o creme de leite (em lata sem soro) e bata rapidamente para misturar. Desligue a batedeira e reserve.

Montagem:
Escolha uma forma circular, alta de fundo falso. Se a sua não for muito alta, você pode pegar papel alumínio e circundá-la. Eu meço uma quantidade que de a volta na forma (de cumprimento) e depois dobro ele no meio, ou em três (na largura).
Também é possível fazer a torta numa travessa de vidro e não desinformar. Quando estiver pronto você só terá que tirá-la com ajuda de uma colher.
Acrescente em um prato fundo ou em outro recipiente similar o rum que sobrou com um pouco de calda de cereja (pode ou não ser aquela versão batizada). Molhe os biscoitos nele e faça à primeira camada da forma. E, caso não queria ou não tenha rum suficiente, você pode usar leite para umedecer as bolachas.
Forre a primeira camada da forma com biscoitos umedecidos. Você deve umedecê-los bem de leve, não é para eles ficarem desmanchando, só passe pelo liquido e já coloque na forma.
Acrescente uma camada do creme de manteiga, e depois molhe mais biscoitos e faça outra camada com eles. É importante molhar um biscoito por vez, ou eles podem começar a desmanchar e não darão firmeza suficiente para a torta. Após a camada de biscoito acrescente outra do creme. Repita o procedimento até quase o fim da forma, finalizando o biscoito.
Se quando você finalizar as camadas sua cobertura ainda não estiver completamente fria, você pode levar a torta sem a cobertura a geladeira até que seja possível coloca-la. NÃO coloque a cobertura quente sobre a torta, pois irá derreter o creme branco e ele pode subir, dando uma finalização esquisita ao prato.
Quando a cobertura estiver fria e pronta para ser colocada por cima, misture-a com um fouet para homogeneizar e cubra a última camada de biscoitos. Ela deverá estar um pouco fluida, e escorrerá para pelos cantos da forma, o que depois de desenformar dará um efeito parecido com uma cheescake.
Se gostar, acrescente algumas cerejas por cima para decorar.
Leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou até que o doce fique bem gelado. O ideal é fazer a noite e desenformar no outro dia.
Retire o doce da geladeira, desenforme e sirva a seguir.

OBSERVAÇÕES:
Você pode acrescentar frutas junto da camada do creme (mas isso afetará a durabilidade dela, pois algumas como morangos, por exemplo, soltam sumo). Enfeitar as laterais com palitinhos de chocolate como na versão anterior.
Se quiser pode trocar o rum por algum outro licor, apenas recomendo algo que não seja muito doce (ainda quero testar com o de jabuticaba, mas talvez ele harmonize melhor com chocolate branco, não sei... mas isso é assunto pra outro dia de experimentos).
Ah! E não deixe o doce muito tempo fora da geladeira, ele pode começar a perder consistência.

You Might Also Like

25 comentários

  1. Olá Pryh, te indiquei em uma TAG lá no blog.
    Dá uma passadinha por lá.
    Beijinhos!!
    https://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desapareci daqui do blog, mas prometo que faço a tag!
      Beijinhos, Obrigada pela visita
      Pryh

      Excluir
  2. Ai adorei a receita
    deve ser uma delicia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Uma coisa boa de morar ai no sul é poder fazer essa receita com Nata, fica melhora ainda

      Excluir
  4. Mas que bom aspecto tenho de experimentar
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Yummy yummy for my tummy! <3
    Have a nice day! :)
    *Carol* and xx Vero

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa receita, mas parece uma delícia! :)
    Acabei de beber café e agora fiquei a pensar em como uma fatia desse bolo me teria calhado mesmo bem com o café! ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe adora comprar um pedaço dessa torta para acompanhar o café espresso quando vai até o centro da cidade. Garanto que cai muito bem!

      Excluir
  7. U-au! Me deu até água na boca agora. Já quero provar!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Gostei bastante da receita e vou tentar fazer, afinal, comprar essa torta sai bem caro. Acredito que comprar os ingredientes e fazer em casa, saia bem mais em conta e ainda nos faz aprender algo novo.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fico muito surpresa com o valor dessa torta, porque se gasta muito pouco para fazê-la se comparar ao preço que cobram!

      Excluir
  9. Humm que delícia, fiquei com vontade de comer *-*
    Parece ficar uma delícia!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  10. Oi, Priscila! Confesso que eu acabo sempre preferindo a torta holandesa, mas essa sua receita de torta alemã parece ser uma delícia mesmo *o* Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só experimentei a holandesa uma vez, mas acho que ela da mais trabalho para ser feita, e não gosto muito da ideia dos para uma torta gelada e tal, dai eu tendo a Alemã. Obrigada pela visita!

      Excluir