The Oldest Badass Female #02 - The Bletchley Circle

No primeiro post dessa série sobre séries "de época" com personagens femininas forte eu falei sobre Agent Carter . Hoje volto com ...

No primeiro post dessa série sobre séries "de época" com personagens femininas forte eu falei sobre Agent Carter. Hoje volto com a indicação/resenha de uma maravilhosa série Britânica: 

The Bletchley Circle é uma série estreou em 2012 na Inglaterra pelo canal ITV. Sua história começa em 1943, durante a Segunda Guerra mundial, onde um grupo de mulheres escolhido cuidadosamente trabalha em Bletchley Park decodificando mensagens da Enigma, com ajuda da máquina do projeto Ultra (Sim, é aquela maquina que aparece em The Imitation Game [2014], ótimo filme por sinal!).
Nesse seleto grupo de mulheres encontram-se nossas protagonistas. Jean, a “chefe do departamento” uma mulher perspicaz com muitos contatos e influência no meio onde trabalha; Susan, uma matemática capaz de ver padrões onde poucos conseguem e cuja mente é formidável em quebra cabeças; Lucy, que possui memória fotográfica e é capaz de lembrar de tudo que viu, mesmo que só por alguns segundos; e Millie, uma ruiva dissimulada de gênio forte e poliglota.  Além disso, na segunda temporada também somos apresentados a Alice, uma mulher que se dá muito bem com máquinas, e é capaz de consertá-las com uma facilidade incrível.
Conheceremos o trabalho dessas mulheres de acordo com os casos que surgem na história, pois a trama é focada no que ocorre 9 anos depois do fim da guerra. Quando Susan não consegue deixar de lado seu dom e trabalho que marcou sua vida. Assim, ao acompanhar as noticias da policia pelo rádio, descobre um padrão na morte de quatro mulheres.

Acreditando que as informações podem ajudar a pegar o suspeito a mulher os leva a conhecimento das autoridades da Scotland Yard. Contudo, sua teoria acaba não recebendo a devida atenção, e Susan acaba taxada de uma esposa/mãe com poucos afazeres e que fica se metendo nos assuntos que não lhe devem respeito.
Certa de que não está errada e sem receber a devida atenção para o que poderia colocar um criminoso na prisão Susan resolve procurar o grupo com quem trabalhava. E juntas elas começam a desvendar o mistério para conseguir que o assassino seja preso, e as mulheres mortas recebam a devida justiça.
Assim, entre as investigações a série acaba por mostrar vários exemplos dos preconceitos em que as mulheres sofriam naquela época. A visão masculina desdenhosa para com o “sexo frágil”, seus conceitos da incapacidade para com as mesmas. E ainda tratam outros temas como violência doméstica, casamento, maternidade x mãe solteira, independência feminina, etc. Tudo isso envolto num companheirismo e amizade que te deixa admirada com essas mulheres.
Além do que, assim como em Carter, as mulheres de The Bletchley Circle buscam sua autonomia, mas nem por isso se mostram menos humanas ou amorosas. E com um grupo de cinco personalidades tão diferentes podemos ainda notar suas peculiaridades de escolha, prioridades e opções de vida. O que é uma boa reflexão para a liberdade pregada pelas feministas da atualidade, mas que nem sempre levam em conta o outro lado, a liberdade de escolher ser mãe/do lar, e algumas coisas ‘clichês’ não por que são oprimidas, mas porque ELAS assim o quiseram.
E por falar em Carter, os figurinos lindíssimos e trilha sonora apaixonante para uma amante das canções da primeira metade do século XX, se encontram tão bons em TBC quanto na primeira. Eu praticamente passei cada episódio enumerando as roupas que eu gostaria de ter no meu armário, e sacando o Shazan para descobrir o nome das músicas de fundo.
A série, lamentavelmente, conta apenas com duas temporadas com um total de 07 episódios. Muito pouco em minha opinião, para uma história que ainda poderia render muito mais. A boa notícia é que a todos os episódios estão disponíveis pelo netflix, ou mesmo no YouTube, sem legenda.


E ai, gostaram da indicação? Tem alguma série no estilo dessa pra indicar? Comentem ai embaixo que eu quero saber!
Além disso, essa série de postagens com indicações de tramas de época com personagens femininas fortes ainda tem pelo menos mais um post que pretendo fazer. A próxima série será direto da Austrália. Aguardem!

You Might Also Like

19 comentários

  1. Adorei conhecer a Agente Carter e agora esta série, que não conhecia, e também deve ser fantástica! Obrigada por estas partilhas. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são mesmo fantásticas! Se conferir passa aqui para conversarmos <3

      Excluir
  2. Não conhecia mas parecer ser bom
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é meio desconhecida, eu mesma só soube dela por uma amiga, e sou grata a ela por isso

      Excluir
  3. Não conheço a série mas fiquei curiosa
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Essa serie deve ser ótima
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  5. Não conheço mas fiquei curiosas
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vi essa série na relação da netflix, mas nunca assisti. Vou colocar na minha listinha agora mesmo, hehe!!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Amei o post super legal,
    Bjs de MM
    www.maysesmodamour.it
    Ps se vc quiser podemos nos seguir

    ResponderExcluir
  8. I didn't know this series, but I need to check it out !

    xo
    http://www.carinavardie.com

    ResponderExcluir